Oioi espero que esteja bem! Curiosamente, esse post foi escrito dia 21 de junho de 2024 e sendo postado quase um ano depois aqui no blog.
Para saber mais sobre Yule, recomendo o canal Tempero De Bruxa, onde ela tem uma playlist só sobre os Sabbaths. Aqui trouxe atividades sobre o Yule.
Então, Let's que bora!
O que é Yule??
Yule é um Sabbat Menor (Equinócios e Solstícios, da sabás da Tera) celebrado no Solstício de Inverno e marca o renascimento do Sol, que começa à retornar novamente depois da noite de escuridão. Este dia celebra a renovação, novos começos e a esperança que o sol traz ao retornar.
É o dia mais curto e a noite mais longa do ano, simbolizando um período e o nascimento de novas esperanças.
Quando: 20 e 21 de Junho, mas celebra-se até 1 semana após a data.***
** Eu Maya, particularmente, acredito que, por ser um sabá de Solstício pode ser celebrado durante todo o período de inverno, já que é sobre uma estação, toda uma energia que perdura por 3 meses, mas cada um acredita de uma forma. Se não conseguiu celebrar nos dias 20 e 21, ou até uma semana após a data, pode celebrar em qualquer período durante o inverno, porque Yule é celebrar a chegada do inverno.***
Renovação, promessas e introspecção
Yule é um momento de renovação dos votos, novas promessas e reunião de novas forças. É uma época para refletir sobre o ano que passou e planejar o futuro com esperança e determinação. Com a morte do deus, a terra passa por uma transformação e um período de introspecção. Todes nós também passamos por esse processo, refletindo e renovando nossas energias. Na primeira noite de Yule, dia 20 , já percebemos a noite mais longa e os dias mais curtos. É um momento de acolher a escuridão, sabendo que a luz logo retornará.
Correspondências de Yule
Cores: Branco, Vermelho, Azul, Verde, Amarelo/Dourado.
Deuses: Deuses Anciãos, Deuses da Sabedoria, da magia e relacionados ao Sol.
Deusas: Relacionadas à Lua e deusas da maternidade/nascimento
Incensos: louro, cedro, pinho, alecrim, cravo, canela, mirra e rosas.
Bebidas: Vinho, Quentão, Cidra de maçã com canela, chocolate quente, capuccino, chá de hibisco, chá de gengibre.
Símbolos: Velas nas cores do sabbat, galhos verdes (pinheiro, araucária, tuia, etc [ se não tiver nenhum desses pode ser um galho de acerola, por exemplo, ou outro galho] ), guirlandas, pinhas secas, carta do Eremita no tarot e carta do Delta no Oráculo de Ma'at, rodelas de laranja desidratada e especiarias, símbolos da época (como flocos de neve ou estrelas), um Tronco de Yule, estátuas ou ilustrações de animais ligados ao inverno (como ursos, raposas e pequenos roedores) e com chifres (renas e cervos)
Temperos: Canela, noz moscada, gengibre, pimenta- do- reino, pimenta-rosa, cominho, etc
Ervas:
Essa época pede mesa cheia e com fartura como um pedido de prosperidade. A maçã representa imortalidade e é o que vivenciamos neste Sabbat: A volta do deus.
Dicas de como decorar o altar:
- Artesanato, Pomander de Yule, Tora de Yule, Guirlanda, Cordas feitas com canela e rodela de laranja desidratada (foto), Enfeites feitos à mão, com massinha de modelar, pinturas em coador de papel, pinturas em tela, etc; alimentar os pássaros.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por ler o blog, deixe um comentário legal que amarei ler!