quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Ostara - O Equinócio da Primavera

 Oi oi espero que esteja bem!  Vamos conhecer o Sabbath de Ostara? Let's que bora.


- Celebrado na Roda Sul e Mista nos dias 21 a 22 de setembro.

- Celebra o início da Primavera e o despertar da Mãe Terra.

- Momento de equilíbrio no mundo entre todas as polaridades opostas e complementares.

- Dias cada vez mais longos e quentes.

- As sementes dos sonhos são plantadas para germinar, dando origem as primeiras flores que mostram a força de novos inícios.

- O principal símbolo dessa festividade são os ovos, que são símbolos da Lua e da Terra, carregando a energia da criação, da gestação e da vida.

- Outro símbolo importante é a lebre, que é associada à lua devido a sua natureza noturna e de se reproduzir rapidamente, simbolizando a abundância, a fertilidade e o mistério da renovação.

- O sabá tem esse nome por causa da deua Eostre, associada à primavera e à renovação. Acesse aqui para saber a mitologia dessa deusa.

- Celebramos a vida neste sabbat, lembrando da capacidade que a natureza tem de se renovar e com ela criar a própria capacidade de se reinventar e renascer.

- Época em que a Deusa volta a ser virgem, uma donzela, e o deus começa a crescer, a ter forças, tornar-se um rapaz caçador e vigoroso. Ambos estão fertilizando o solo, suas almas e em breve se unirão em Beltane.

- Essa é uma época importante para a alma, já que nos traz a transformação não somente de forma espiritual, mas também em várias áreas da vida.

- O Sol volta a reinar brilhante nos céus, chuvas caem para fertilizar o solo e a deusa corre feliz pelos campos.

- Indica o tempo em que as sementes plantadas em Imbolc começam a crescer.

- Período de uniçao, equilíbrio e igualdade entre as forças da natureza, onde o amor da Deusa se espalha ao redor do mundo.

- Período em que a Mãe Terra retorna à sua face de Donzela e a Natureza reflete sua essência  através do desabrochar e do perfume das flores.

- Na Primavera, os sonhos plantados no Inverno irão germinar, crescer e a dar suas primeiras flores, mostrando sua força e luz.


Correspondências:

Energia: Florescimento, equilíbrio e renascimento.

Cores: Verde claro, rosa, amarelo, branco, dourado, azul claro, rosa e violeta.

Deuses: Todos ligados ao renascimento da natureza como Dionísio, Deus Cornífero, Green Man e Osíris.

Deusas: Todas ligadas a Primavera como Eostre, Perséfone, Clóris, Flora, Aset e Hathor.

Seres Encantados: Fadas das Flores, Pixies, Dríades, Sílfides, Unicórnios, etc. 

Ervas: Capim-limão, tranchagem, lavanda, camomila, alecrim, açafrão, cravo, verbena, madressilva, jasmin, narciso, lírio, morango, manjerona, alfazema, violeta, alfazema, carvalho, sabugueiro, salgueiro, cravo, lilás, rosas cor de rosa, capim-limão, azaleia, tulipa, violeta, clitória, verbena e girassol

Cristais: Quartzo rosa, Quartzo verde, Quartzo branco, Quartzo transparente, Amazonita, Calcita Laranja, Selenita Amarela, Água-marinha, Olho de Tigre, Pirita, Hematita, Jaspe Vermelho, Ágata, Citrino, Aventurina e Ametista.

Animais: Coelhos, lebres, abelhas, borboletas, pássaros, ouriços, cavalos, galinhas, carneiros.

Árvores: Ipê, limoeiro, espinheiro, sabugueiro, salgueiro, carvalho.

Aromas e incensos: Violeta, jasmin, rosa, sálvia, lírio, rosas, morango, etc.

Bebidas: leite,  smoothies, gin, ponche, sucos de frutas da estação, hidromel, vinhos leves, pink lemonade.

Alimentos: Ovos, mel, as primeiras frutas da estação, cremes de leite, pães, batatas, saladas, chocolates, pratos salgados, doces e receitas com mel, todos que levam ovos, pães com grãos e ervas, saladas, cremes que levam leite e mel.

O mel é utilizado nos doces para atrair e representar a alegria e a nutrição.

Símbolos: Ovos, ninhos de palha, penas de aves, flores do campo, carta do louco do tarot, animais ligados à fertilidade, fadas, cristais.

Foco espiritual/palavras chave: Balança, amor, nascimento, novos começos, mudanas, planejamento, compaixão, preparação, fertilidade, renascimento, crescendo em força, rejuvenescimento, luz, renovação.

Foco magico/palavras chave: Abundância, lúxuria/desejo sexual, balança, novos começos, limpeza leve, novo amor, evolução, paixão, fertilidade, prosperidade, crescimento, purificação, intenção, transformação.

Atividades:

- Faça arranjos de flores para decorar a sua casa e o seu altar com a beleza e a fertilidade.

- Plante sementes ou mudas já crescidas de plantas e atraia a energia do nascimento e crescimento. Você pode criar um terrário caso não tenha muito espaço para plantas em casa.

- Faça leitura de oráculos (tarot, runas, dados,etc) ou até mesmo feitiços com foco em novos começos e equilíbrio que deseja atrair para a sua vida

- Prepare um bolo de mel e faça um piquenique ou uma refeição em casa junto das pessoas que ama.  Também pode servir outros alimentos e bebidas associadas a este sabá.

- Crie uma grinalda de primavera com as flores já floresceram e use ela durante as celebrações.

- Faça alguns dos 10 usos magicos dos ovos.

- Faça passeios ao ar livre e sintonize com a energia da Provaria. Visite jardins, espaços floridos e com árvores, fazendas, parques ou reservas.

- Faça um ritual para celebrar Ostara e demonstrar gratidão pelas energias de vida, nascimento, renovação trazidos pela Primavera

Não colocarei ritual pronto pois quero que exerça sua criatividade com as correspondências que escrevi aqui. Tome como exemplo de altar a imagem do início.

Sugestão: Faça orações pedindo para colher frutos do seu trabalho e que floresça oportunidades para que a parceiria que tanto espera apareça. Peça fertilidade em sua vida.


É isto por hoje.

Até breve.

Maya


Referências

Grimório pessoal

Curso Roda do Ano - Tempero de Bruxa

Comemorações das Bruxas: Sabbaths (Pt.4) – Ostara – Oficina das Bruxas

.: Mundos da Mi :.: Dia 21 de setembro -Sabbat de Ostara – A Terra Desperta

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, deixe um comentário legal que amarei ler!

© Saberes de Maya. Design by Cyntia.