quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Roda do Ano - Roda Norte, Mista e Sul

 Oioi, espero que esteja bem! Amo as celebrações da Roda do Ano mesmo não conseguindo me organizar sempre pra celebrar, mas faço em silêncio. Trago aqui um compilado de sabedorias que acumulei durante esses anos sobre os queridinhos Sabbaths. Vou dividir esse post em algumas partes pra ficar fácil de ler. Para cada Sabbath vou escrever um post, assim a leitura não cansa.


Let's que bora!



O que é a Roda do Ano?

A Roda do Ano tem suas origens nos antigos povos pagãos da Europa, que viviam em contato direto e permanente com a natureza. Para eles, o tempo não era linear mas sim cíclico, o passado, o presente e o futuro coexistiam ao mesmo tempo e podiam se tocar em alguns momentos onde o véu entre os mundos se afinavam.

A roda do ano representa o ciclo natural Mãe Terra com as Estações e celebra a relação entre a Terra, a luz, a escuridão e os processos da vida como morte e renascimento, refletindo os movimentos da Terra, do Sol e da Lua.

Para esses povos, esse ciclo representa, também, a própria jornada da vida humana e da natureza com nascimento, crescimento, maturidade, envelhecimento, morte e renascimento.

Esses ciclos recebem o nome de Sabbat porque em cada festival tirava-se um dia de descanso para celebrar o trabalho pesado realizado nos campos e agradecer a Mãe Terra. Esse termo ''sabbat'' tem origem no Hebraico shabbath, que significa ''sábado'', derivado do verbo ''shabath'' que significa ''parar,descansar'', que foi passando por alguns idiomas até chegar no latim ''sabbatum''.

Há várias versões da Roda do Ano dentro do paganismo, já que cada povo antigo tinha suas celebrações da natureza e dava nomes a mitos e celebrações, ligando a divindades e a terra em que viviam. Há quem segue a Wicca Tameran e celebra a passagem do ano celebrando de acordo com os mitos dos deuses egípcios.

E lembre-se, você não é obrigada a celebrar só porque a maioria das bruxas celebram, cada um tem a sua jornada. Celebre apenas se sentir conectada com a festividade.

A ideia por trás da Roda é simples mas profunda: A cada mudança na natureza, existe um ensinamento espiritual. A vida humana se alinha aos ritmos da Terra.


Os sabás são divididos em dois grupos:

4 Sabbats Menores  (também chamadas de sabás da terra)

- Ostara, Litha, Mabon e Yule 

- Origem celta e celebram a colheita, o amor e honra os ancestrais.

4 Sabbats Maiores (também chamadas de sabás do céu)

- Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain

- Origem anglo-saxã ou nórdica, ligada às estações do ano.


Essas celebrações têm origem nos antigos povos europeus, localizados no Hemisfério Norte. Por isso temos a Roda Sul, para acolher as mudanças do Hemisfério Sul.

Há quem se conecta com a Roda Norte mesmo morando no Hemisfério Sul e está tudo bem, siga o seu coração e sua conexão. Também, há pessoas, como eu, que celebram a Roda Mista, que mistura os sabás Menores (das estações) e celebra na data Sul mas celebra os Maiores na Roda Norte, mesclando as datas originais com as estações locais.


Ok, mas como são as datas? São fixas? Mudam conforme os anos? Então, os Sabbats Maiores (das estações) são fixos porque se baseiam em antigos festivais agrícolas dos celtas. Os Sabbats Menores variam durante o ano por marcarem os Solstícios e Equinócios, que dependem das posições da Terra em relação ao Sol.

_______________________________________________________________________________


O que são Solstícios e Equinócios?

A gente aprende isso no fundamental mas nunca lembramos né kkkk Ambos marcam o início das Estações do Ano devido à inclinação do eixo da Terra em sua translação. O Solstício ocorre quando o Sol atinge seu ponto mais extremo em realação a um dos hemisférios, resultando no dia mais longo (Verão/Litha) e na noite mais longa (Inverno/Yule) em diferentes partes do planeta.

O Equinócio ocorre duas vezes ao ano, quando o Sol incide diretamente sobre o Equador, fazendo com que o dia e a noite tenham duração aproximadamente igual em ambos os hemisférios, marcando o início da Primavera e do Outono.

Equinócio: Primavera: 22 de setembro até 21 de Dezembro)

                    Outono: 20 de março até 21 de junho


Solstício: Verão: 21 de dezembro até 20 de março

                 Inverno: 21 de junho até 23 de setembro


_______________________________________________________________________________


Cada Sabá traz uma infinidade de aprendizados e uma tradição rica, não pense que é algo inventado do nada pelas bruxas só pra serem felizes. Também ficamos, mas são tradições de anos e anos e precisamos reconhecer a sua importância para a bruxaria.

Esses festivais possuem data fixa, mas a sua celebração pode ser feita dias depois ou até mesmo durante o período (por exemplo celebrar Litha [verão] em Janeiro porque em Dezembro não deu tempo). Não se prenda a datas quando não é possível celebrar nos dias indicados. Algumas vertentes acreditam que se pode celebrar até três dias antes ou depois da data específica, aproveitando a enegia do momento.

Essa flexibilidade nos lembra que as energias são fluidas e nos permitem celebrar quando estivermos alinhados com o momento mais tranquilo da nossa vida. Os sabás servem para criar uma ligação entre nós e a natureza, ouça o seu coração para celebrar a roda que mais faça sentido para você.

Ao celebrar a roda do ano, percebemos os ciclos da natureza no mundo externo e no interno também, como ja mencionado, os ciclos de nascimento, morte e renascimento, tendo o equilíbrio perfeito que sustenta a nossa vida.

Antes de irmos para cada celebração, quero responder uma pergunta:

''Eu sigo da roda do hemisfério sul, mas pela época do ano aqui que é natal e é igual as decorações do yule, posso comemorar o yule em dezembro depois de litha? E depois comemorar yule em junho também?''  

Particularmente, eu não celebraria Yule em dezembro e depois Litha só pela celebração do Natal. Acredito que pode sim celebrar o Natal, que é uma festividade cristã, e depois Litha, mas não como se o Natal fosse Yule porque não faz sentido celebrar o Inverno e logo após o Verão, não estaria respeitando o ciclo da Natureza. No que se refere à Yule, marca a noite mais longa do ano e marca o nascimento do Deus e a Mãe Terra está adormecida em sono profundo. Em Litha, abraçamos a luz solar e agradecemos a abundância que a Mãe Terra nos traz. Recomendo ler outros posts além deste blog sobre a roda do ano e as rodas mistas pra criar a sua própria (sim, é possível!), além de que tem todo um contexto histórico dos celtas. Mas você é livre pra fazer o que quiser, nada é verdadeiro, tudo é permitido.

Faz sentido?


Então vamos lá.

_______________________________________________________________________________

Sabbath          Energia              Hemisfério Sul       Hemisfério Norte                    Roda Mista

 Yule                 Inverno               20-21 de junho        Entre 20 e 21 de dezembro     20-21 de junho

Imbolc          Festival das Luzes     1 de Agosto              1 de fevereiro                            1 de agosto

Ostara              Primavera            21-22 de setembro    20-21 de março                     21-22 de setembro

Beltane           Fertilidade            31 de Outubro             1 de Maio                                 1 de Outubro

Litha                Verão                  20-21 de Dezembro      20-21 de junho                     20-21 de dezembro

Lammas         Primeira Colheita  1 de fevereiro              1 de agosto                             1 de fevereiro

Mabon            Outono                  20-21 de março           21-22 de setembro                 20-21 de março

Samhain          Festival dos          30 de abril                   31 de outubro                            31 de outubro

                        Ancestrais


Por que eu coloquei a Roda Mista ali? Porque nem todo mundo celebra a roda do ano conforme os hemisférios certinho, algumas pessoas sentem as energias dos sabás da terra de outra forma. Outras preferem celebrar conforme o signo solar de cada um e também para aproveitar a egrégora e ajudar a fortalecer o poder da celebração.

Para cada sabá tem um blog diferente, confira abaixo sobre cada um deles:

Yule

Imbolc

Ostara

Beltane

Litha

Lammas

Mabon

Samhain

É isto por hoje.

Até breve.

Maya


Referências:

Curso Roda do Ano - Tempero de Bruxa

Grimório pessoal




Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, deixe um comentário legal que amarei ler!

© Saberes de Maya. Design by Cyntia.